casa decoração

HomeForest, app vencedor do Prêmio Davidson, usa tecnologia inteligente para recriar efeitos da biofilia em sua casa


O Prêmio Davidson é um prêmio anual lançado em 2020 que explora diferentes aspectos da casa através das lentes do design. Foi criado pela Fundação Alan Davidson, a instituição de caridade fundada pelo pioneiro da visualização arquitetônica antes de sua morte em 2018. O concurso solicitou ideias inovadoras de como a casa pode se adaptar em resposta ao aumento do trabalho doméstico, após a pandemia.

O conceito da “Biofilia” vem do grego bios, que significa vida e philia, que significa amor, afeição, ou necessidade de satisfação. Ao pé da letra, biofilia é o amor pela vida. Na arquitetura vem sendo aplicada trazendo a sensação de uma maior conexão com a natureza através de elementos naturais, como plantas, madeira e outros materiais, mesmo estando em ambientes fechados.

HomeForest recria através de dispositivos inteligentes a experiência do que eles chamam de “banho na floresta”, que consiste na prática de caminhar na natureza para restaurar o bem-estar mental, conhecida no Japão como “shinrin-yoku”.

Temos então um “kit de ferramentas” que funciona com dispositivos domésticos móveis e conectados, mapeando a casa de um usuário e seus hábitos diários para criar algo parecido com uma “casa gêmea digital” do seu ambiente de vida e de trabalho. Em seguida, o aplicativo sobrepõe experiências sensoriais “como o canto dos pássaros, o cheiro da chuva e as imagens projetadas de uma pequena floresta” na casa, para criar a sensação de um ambiente natural. Gente, estou realmente chocada! Hahaha.

O sistema integraria um monitor de qualidade do ar, áudio estimulador de ASMR e iluminação adequada, permitindo que ele acompanhe os ritmos naturais do dia e as mudanças das estações.

“O HomeForest trabalha com percepção e estimulação sensorial para criar uma sensação de natureza sem fronteiras em casa”, disse a equipe do projeto.

Aqui um vídeo com mais detalhes:

Vocês topariam usar em suas casas?



Source link

Add Comment

Click here to post a comment