Aparelhos

Apple, Google e Amazon preparam padrão de casa conectada para 2021 | Gadgets


No último ano, Apple, Google e Amazon anunciaram um projeto para viabilizar um protocolo de comunicação de código aberto para dispositivos de casa inteligente. Agora, as gigantes de tecnologia, que atuam em parceria com a Zigbee Alliance (incluindo Samsung, Ikea e Philips), revelaram as primeiras informações sobre o novo padrão – projeto chamado de “Casa Conectada sobre IP” –, que já está em desenvolvimento e tem previsão de lançamento para 2021.

O novo protocolo oferecerá suporte a um grande número de dispositivos inteligentes – desde equipamentos de iluminação a controles de acesso, como fechaduras, passando por sensores de segurança, TVs e até cortinas.

Até o momento, são 145 empresas associadas, com centenas de especialistas que já estão trabalhando no projeto, divididos em 30 equipes multidisciplinares para a implementação do novo padrão.

Recentemente, um repositório de código aberto foi criado no GitHub com o objetivo de agilizar o desenvolvimento de tecnologias e integração de mais dispositivos ao projeto, o que deve trazer diversos benefícios aos usuários e às fabricantes nos próximos anos.

A ideia é que os eletrônicos que tenham base no novo protocolo funcionem com qualquer ecossistema – seria possível utilizar uma assistente da Amazon para controlar um hardware do Google, por exemplo. Desse modo, as empresas pretendem facilitar e tornar mais natural a experiência de casa conectada, proporcionando uma conexão segura e fácil de usar.

De acordo com o grupo, tecnologias já existentes, como o Apple HomeKit, devem ser utilizadas para a construção do novo padrão. A expectativa é de que ainda em 2020 tenhamos mais alguns detalhes e um possível esboço sobre o protocolo.

Com informações: MacRumors



Source link

Add Comment

Click here to post a comment