Aparelhos

Como identificar a versão do hardware do Raspberry pi

Como identificar a versão do hardware do Raspberry pi
Como identificar a versão do hardware do Raspberry pi


Alguns modelos de raspberry pi

Eu tenho alguns raspberry pi em casa que eu fui comprando ao longo dos anos através de diversos sites chineses. A cada compra era uma versão diferente. Fui comprando por diversos motivos.

Hoje tenho alguns parados depois de tê-los usados para os mais variados fins. Já fiz uma central de automação residencial, já usei para uma central telefônica IP e também como um media center (este funcionou bem mal),

Estou usando atualmente um pequeno computador da Dell como central telefônica IP, central da automação residencial e media center no lugar dos diversos raspberry pi, mas para montar uma tela de monitoração da central, resolvi resgatar um raspberry pi. Antes de comprar a tela touch, resolvi fazer um breve teste e com tantos raspberry pi na minha frente, precisei escolher o melhor para a tarefa.

Como não me lembrava mais qual raspberry pi era o melhor, resolvi ir ao Google para buscar o melhor método para identificar qual hardware tenho disponível. Eu sei que vem escrito na placa uma identificação, mas eu queria descobrir se através da linha de comando do Linux eu poderia ter informações acuradas.

São Google não me decepcionou e me inundou de links. Fechei os olhos, cliquei num link e fui fazendo copia-e-cola para a linha de comando do meus raspberry pi. Descobri quem era o que e coloquei etiquetas em cada um deles para não ter mais dúvida.

Depois de descobrir quais hardwares tenho, notei que ver o que está escrito na placa e recorrer ao verbete da wikipedia sobre o raspberry pi não era assertivo.

Para você descobrir qual versão de hardware do raspberry pi você tem, você precisa estar na linha de comando e digitar o seguinte comando:

[email protected]:~ $ cat /proc/cpuinfo

O resultado vai ser parecido com o abaixo. A parte relevante para você efetivamente descobrir qual é o seu pi está marcada em negrito. Neste caso o meu hardware é o 0010.

[email protected]:~ $ cat /proc/cpuinfo
processor : 0
model name : ARMv6-compatible processor rev 7 (v6l)
BogoMIPS : 697.95
Features : half thumb fastmult vfp edsp java tls 
CPU implementer : 0x41
CPU architecture: 7
CPU variant : 0x0
CPU part : 0xb76
CPU revision : 7

Hardware : BCM2835
Revision : 0010
Serial : 0000000086d69548
[email protected]:~ $ 

De posse do código de revisão do hardware você precisa conferir na tabela de hardwares do pi para descobrir finalmente o que ele é. Abaixo está o resultado

Revision Release Date Model PCB Revision Memory Notes
0010 Q3 2014 B+ 1.0 512 MB (Mfg by Sony)

O meu pi em questão é um pi 1 B+.



Source link

Add Comment

Click here to post a comment