Aparelhos

Como configurar o raspberry pi para funcionar em modo quiosque

Como configurar o raspberry pi para funcionar em modo quiosque
Como configurar o raspberry pi para funcionar em modo quiosque


Se você chegou a esta página pelo Google, certamente você já sabe do que se trata o modo Quiosque, ou em inglês Kiosk. Se você não sabe o que é o modo Kiosk, então aqui vai uma breve explicação.

Modo Kiosk faz com que um computador funcione de maneira exclusiva para uma determinada aplicação. Nenhuma outra aplicação fica disponível para uma pessoa usar. Normalmente se usa este modo em estandes de feiras e congressos para auto atendimento. Pra mim, caixas eletrônicos são o melhor exemplo de modo quiosque, mas vamos vou deixar de lero-lero e partir para a resposta do título.

Você pode também ter ouvido que o iPad funciona em modo quiosque. A funcionalidade lá se chamada Guided Access, mas não é meu objetivo falar disto.

Para configurar seu amado e pequetito raspberry pi para mostrar uma página web (seja da internet ou da sua rede local) é bem simples e não requer prática nem habilidade com o linux que roda nele.

Você vai precisar ter seu raspberry pi com o Raspian full instalado. Isto quer dizer que seu raspberry pi vai dar boot e entrar direto na interface gráfica. Lembre-se apenas de trocar a senha padrão do pi por outra, caso contrário vai aparecer uma tela chata dizendo que você é um vacilão usando uma senha fraca.

Garanta que ele está todo atualizado e na linha de comando execute o seguinte comando:

sudo apt-get install unclutter chromium-browser

Isto vai fazer com que seja instalado o navegador e o unclutter. É bem provável que o navegador já faça parte da imagem do Raspian, mas o unclutter não deve estar instalado, então mete bronca no enter e no Y para confirmar a instalação. O unclutter é apenas para esconder o ponteiro do mouse enquanto você não mexe no mouse. É um passo opcional, mas eu recomendo.

Quando terminar a instalação, que não demora muito, você vai precisar criar uns diretórios e um arquivo. Digite a sequencia abaixo na linha de comando.

cd ~/.config/
mkdir lxsession
cd lxsession
mkdir LXDE-pi
cd LXDE-pi
nano autostart

A última linha vai abrir um editor de texto e nele você vai colar o texto abaixo. Basta alterar a URL para o endereço que você desejar.

@xset s off
@xset -dpms
@xset s noblank
@sed -i ‘s/”exited_cleanly”: false/”exited_cleanly”: true/’ ~/.config/chromium-browser Default/Preferences
@chromium-browser –noerrdialogs –kiosk http://bernabauer.com –disable-translate

Se você quiser abrir mais de uma página e ficar alternando entre elas, pode tentar a sorte com este tutorial em inglês. Como não tenho esta necessidade, não testei e não sei se funciona.

A sequencia acima eu testei no meu raspberry pi para que ele mostre a página do meu sistema de automação residencial que tem uma página web bem legal.

Depois de salvar o arquivo, reinicie o seu pi e aguarde ele entrar direto na página que você informou no arquivo.



Source link

Add Comment

Click here to post a comment