Aparelhos

O que um sensor de 122 MP da Canon é capaz de filmar


Já conhece a nova extensão do Tecnoblog? Baixe Agora

Se você se impressionou com a definição de um vídeo em 4K, imagine o que esperar de imagens em 13K. A Canon criou um sensor CMOS de 122 megapixels que pode gravar vídeos a uma resolução de 13280×9184 pixels e mostrou o que o componente é capaz de fazer.

É melhor pular as explicações e assistir ao vídeo logo:

As imagens mostram o sensor capturando os mínimos detalhes de um mecanismo de relógio e as marcas anti-falsificação de uma cédula de dinheiro. Depois, a Canon exibe as expressões faciais de uma pessoa na arquibancada de um estádio filmada a uma distância considerável. A imagem continua nítida mesmo aplicando zoom digital.

O sensor em questão se chama 120MXS e tem um tamanho físico equivalente ao padrão APS-H (29,22×20,2 mm). Ele filma a 9,4 quadros por segundo, o que não é muito, mas é um grande desafio de engenharia quando a resolução é tão alta: são 60 vezes mais pixels que o Full HD.

Cada frame do vídeo tem aproximadamente 9 megabytes, de acordo com o Engadget, o que resulta em um arquivo com bitrate de 90 MB/s (ou 720 Mb/s). Para o sensor funcionar, há 28 canais de dados, que processam 18 gigabits de informações a cada segundo.

A Canon diz que o sensor “é útil para captura contínua de imagens com resoluções extremamente altas” e está disponível para que outras fabricantes construam seus produtos, sendo “ideal para diversas aplicações exigentes, como imagens biomédicas e de vigilância”.



Source link